Com o intuito de alertar de que o tempo que melhor vivemos é aquele que vivemos com qualidade, nasce o projecto “Saber Viver”.

É de realçar que os idosos de hoje foram os jovens de ontem e, como tal, eles são portadores de imensas memórias que constroem a sua história de vida. Nessas memórias estão presentes os filhos que tiveram e criaram, assim como todos aqueles que participaram na sua vida. É neste contexto, e porque eles tudo fizeram para que os seus soubessem viver o presente, que nós enquanto seus descendentes temos de lhes mostrar que a vida contínua. Que existem muitas coisas que eles podem fazer e em que podem participar, de forma a melhorar a sua vida, não deixando apenas passar os anos.

Neste sentido, desenvolvemos o nosso projecto com a Santa Casa de Misericórdia de Portalegre, a fim de oferecer aos seus utentes novas experiências, de criar dinâmicas que apelam à criatividade, e ao mesmo tempo despertar o interesse da comunidade de Portalegre para assistir ás potencialidades desta geração.

Assim, o projecto assenta na elaboração de trabalhos manuais a realizar com os idosos, actividades desportivas, momentos de leitura e jogos tradicionais, para que numa etapa final todas esta actividades (bens e serviços em termos de Mercado da Solidariedade) sejam partilhadas e conjugadas com mais duas instituições de Portalegre (o Internato Distrital da Nossa Senhora da Conceição e Centro Popular dos Trabalhadores dos Assentos), a partir do Mercado da Solidariedade.


Fotografias da Intervenção

7 de maio de 2008

Primeira Carta Formal enviada à Instituição

Um dos nossos contactos:

Ex. Nome
Morada
Código Postal
Contacto Telefónico
E-mail



Exª Srª Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre
Drª Piedade Murta


Assunto:
Pedido de autorização para a realização
de um projecto de Animação Sociocultural

Data: Portalegre, 11 de Abril de 2008



Somos alunas do 3º ano do curso de Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Portalegre.
No âmbito do 3º ano do curso, foi-nos solicitado, por parte do professor da unidade curricular de Projecto, a realização de um projecto de Animação Sociocultural na instituição que Vª Exª dirige. Este projecto tem como objectivo integrar os alunos na sua área profissional, para que conheçam a realidade da sua função perante as necessidades do público com quem virão a trabalhar. Assim sendo, vimos por este meio solicitar a V.ª Excelência que nos seja permitido realizar o nosso projecto na Santa Casa da Misericórdia de Portalegre, após proposta de intervenção que oportunamente lhe será apresentada.
O projecto deverá ser colocado em prática entre os dias 30 ou 31 de Maio de 2008.
Sem nada mais haver a tratar, aguardamos resposta, se possível com alguma brevidade, tendo a certeza da vossa maior atenção.
À consideração de V. Exª.


Atenciosamente,

(Nome do representante)