Com o intuito de alertar de que o tempo que melhor vivemos é aquele que vivemos com qualidade, nasce o projecto “Saber Viver”.

É de realçar que os idosos de hoje foram os jovens de ontem e, como tal, eles são portadores de imensas memórias que constroem a sua história de vida. Nessas memórias estão presentes os filhos que tiveram e criaram, assim como todos aqueles que participaram na sua vida. É neste contexto, e porque eles tudo fizeram para que os seus soubessem viver o presente, que nós enquanto seus descendentes temos de lhes mostrar que a vida contínua. Que existem muitas coisas que eles podem fazer e em que podem participar, de forma a melhorar a sua vida, não deixando apenas passar os anos.

Neste sentido, desenvolvemos o nosso projecto com a Santa Casa de Misericórdia de Portalegre, a fim de oferecer aos seus utentes novas experiências, de criar dinâmicas que apelam à criatividade, e ao mesmo tempo despertar o interesse da comunidade de Portalegre para assistir ás potencialidades desta geração.

Assim, o projecto assenta na elaboração de trabalhos manuais a realizar com os idosos, actividades desportivas, momentos de leitura e jogos tradicionais, para que numa etapa final todas esta actividades (bens e serviços em termos de Mercado da Solidariedade) sejam partilhadas e conjugadas com mais duas instituições de Portalegre (o Internato Distrital da Nossa Senhora da Conceição e Centro Popular dos Trabalhadores dos Assentos), a partir do Mercado da Solidariedade.


Fotografias da Intervenção

26 de maio de 2008

Carta Formal enviada à Escola

Um dos nossos contactos:

Ex. Nome
Morada
Código Postal
Contacto Telefónico
E-mail


Exº Srº Presidente do Conselho Executivo da Escola
Superior de Educação de Portalegre
Drº Albano Silva


Assunto:
Pedido de autorização para a abertura da
Escola e disponibilidade de transporte do IPP

Data: Portalegre, 21 de Maio de 2008



Somos alunas do 3º ano do curso de Animação Sociocultural.
Neste âmbito, foi-nos solicitado a realização de um projecto de Animação Sociocultural. Este projecto tem como objectivo integrar os alunos na sua área profissional, para que conheçam a realidade da sua função perante as necessidades do público com o qual virão a trabalhar. Assim sendo, vimos por este meio solicitar a V.ª Excelência que nos seja permitido colocar em prática o nosso projecto final no pátio da Escola, no dia 31 de Maio de 2008, das 15h às 18h, aproximadamente. Neste contexto solicitamos a V.ª Excelência que nos disponibilize algum material para a realização do projecto, tal como, sistema de som (aparelhagem e colunas), mesas, cadeiras e uma câmara de vídeo. Para tal também solicitamos que o sistema de som seja montado por um técnico da escola, sendo todo o outro material manuseado por nós.
Gostaríamos ainda de ter à disponibilidade a Carrinha Ford Transit de nove lugares, pertencente ao IPP, a fim de transportar alguns utentes da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre para participar nas actividades que iremos realizar. Assim, necessitaremos do referido transporte a partir das 14:30 do dia 31 de Maio, na Santa Casa da Misericórdia de Portalegre e, posteriormente, às 18h, a fim de levar os utentes à instituição.
Sem nada mais haver a tratar, aguardamos resposta, se possível com alguma brevidade, tendo a certeza da vossa maior atenção.
À consideração de V. Exª.

Atenciosamente,


(Nome da representante)

Segunda Carta Formal enviada à Instituição

Um dos nossos contactos:

Ex. Nome
Morada
Código Postal
Contacto Telefónico
E-mail


Exª Srª Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre
Drª Piedade Murta


Assunto:
Pedido de autorização para a deslocação
dos idosos


Data: Portalegre, 21 de Maio de 2008



Somos alunas do 3º ano do curso de Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Portalegre.
No seguimento do projecto que estamos a desenvolver com a Santa Casa da Misericórdia de Portalegre, vimos por este meio solicitar a V.ª Excelência que nos seja permitido a deslocação de alguns dos utentes da instituição, a fim de participarem no projecto final que estamos a desenvolver.
Assim, o projecto será colocado em prática no dia 31 de Maio de 2008 (Sábado) das 15h às 18h, na Escola Superior de Educação de Portalegre. Sabendo que os transportes da Santa Casa da Misericórdia não se encontram disponíveis durante os fins-de-semana, solicitámos ao IPP um dos seus transportes de forma a deslocar os utentes nos percursos a realizar (autorização que ainda aguardamos).
Com o intuito de mostrar à comunidade e a outras instituições os valores e capacidades dos nossos idosos, o projecto irá consistir num Mercado da Solidariedade no âmbito do Projecto Solidariedade Cidadã. Baseando-se este na troca de serviços e bens entre três instituições (Santa Casa da Misericórdia de Portalegre, Internato Nossa Senhora da Conceição e Centro Popular de Trabalhadores dos Assentos) integradas neste mesmo projecto. Assim, solicitamos a V.ª Excelência que nos seja permitido levar para o mercado, a fim de troca, alguns trabalhos manuais realizados pelos idosos, no máximo 6 a 7 peças. É também de realçar que necessitamos da sua autorização para que um dos seus utentes seja contador de histórias nesse mesmo dia. Sublinhamos ainda que o professor Pedro Candeias está em contacto connosco no intuito de realizar uma actividade desportiva com os utentes, para assim fazermos a troca de mais um serviço.
Destacamos que as outras duas instituições também levarão alguns dos seus bens para troca, tal como serviços que têm para oferecer.
As trocas a realizar entre as instituições não são a troco de dinheiro oficial mas sim de uma moeda social que iremos construir e distribuir pelas três instituições.
Sem nada mais haver a tratar, aguardamos resposta, se possível com alguma brevidade, tendo a certeza da vossa maior atenção.
À consideração de V. Exª.

Atenciosamente,

(Nome da representante)