Com o intuito de alertar de que o tempo que melhor vivemos é aquele que vivemos com qualidade, nasce o projecto “Saber Viver”.

É de realçar que os idosos de hoje foram os jovens de ontem e, como tal, eles são portadores de imensas memórias que constroem a sua história de vida. Nessas memórias estão presentes os filhos que tiveram e criaram, assim como todos aqueles que participaram na sua vida. É neste contexto, e porque eles tudo fizeram para que os seus soubessem viver o presente, que nós enquanto seus descendentes temos de lhes mostrar que a vida contínua. Que existem muitas coisas que eles podem fazer e em que podem participar, de forma a melhorar a sua vida, não deixando apenas passar os anos.

Neste sentido, desenvolvemos o nosso projecto com a Santa Casa de Misericórdia de Portalegre, a fim de oferecer aos seus utentes novas experiências, de criar dinâmicas que apelam à criatividade, e ao mesmo tempo despertar o interesse da comunidade de Portalegre para assistir ás potencialidades desta geração.

Assim, o projecto assenta na elaboração de trabalhos manuais a realizar com os idosos, actividades desportivas, momentos de leitura e jogos tradicionais, para que numa etapa final todas esta actividades (bens e serviços em termos de Mercado da Solidariedade) sejam partilhadas e conjugadas com mais duas instituições de Portalegre (o Internato Distrital da Nossa Senhora da Conceição e Centro Popular dos Trabalhadores dos Assentos), a partir do Mercado da Solidariedade.


Fotografias da Intervenção

5 de junho de 2008

Avaliação

Começamos a nossa avaliação pelos serviços e bens trocados no Mercado da Solidariedade. Só depois desta primeira avaliação poderemos rebater sobre a avaliação final do dia da intervenção.

  • Actividades desportivas com os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre.
    Este serviço foi muito bem aceite tanto por parte dos participantes das três instituições, como também por parte da organização em geral. Todos os membros envolvidos no mercado participaram e pelos seus rostos deu para fazermos uma leitura positiva do primeiro serviço prestado.
  • Demonstração de dança Oriental do Centro Popular dos Trabalhadores dos Assentos.
    Fazemos também um balanço positivo em relação a este serviço, embora tivéssemos sentido que as pessoas tiveram alguma vontade de participar, conjuntamente, com as alunas desta dança.
  • Workshop de dança Oriental do Internato Distrital da Nossa Senhora da Conceição de Portalegre
    Tendo em conta que alguns participantes ficaram com alguma vontade de participar na amostra de dança oriental anterior, este workshop veio dar-lhes a oportunidade não só de participarem como também de aprenderem. Neste também houve a participação de grande parte dos participantes e da organização em geral.
  • Demonstração de danças africanas do Centro de Centro Popular dos Trabalhadores dos Assentos.
    Tal como no workshop anterior esta demonstração teve bastantes participantes a dançarem ao som dos ritmos africanos.
  • Workshop de Ladys Dance do Internato Distrital da Nossa Senhora da Conceição de Portalegre.
    Não fugindo à regra este workshop também contou com bastantes participantes.
  • Contador de Histórias da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre.
    Este foi um serviço onde verificámos uma ternura imensa nos rostos dos participantes e da comunidade que se dignou a assistir. Neste contexto, é evidente que fazemos um balanço bastante positivo de mais um serviço deste mercado.
  • Actuação do Rancho Folclórico e Cultural da Boavista (Infantil) .
    Vindo este grupo actuar neste mercado gratuitamente estamos perante mais uma acção solidária. Este grupo gerou um convívio muito saudável entre participantes, organização e o grupo em si, o que consideramos ser um gesto bastante bonito. Assim, podemos dizer que este foi mais um ponto positivo do nosso Mercado da solidariedade.

Estamos todas de acordo quando dizemos que esta intervenção superou as nossas expectativas. Foi emocionante verificar a relação entre as instituições, os abraços partilhados, as conversas, os sorrisos, a entreajuda, etc., ao longo de todo o mercado. Foi também muito gratificante ver que todas as pessoas que participaram e assistiram compreenderam e praticaram um acto solidário, nem que tivesse sido com um sorriso sincero. No que respeita à troca de bens foi comovente assistir a algumas instituições a colocarem valores baixos, nos seus bens, para que a outra instituição ficasse com um bem (recordação) deste mercado e da sua instituição. Assim, fazemos um balanço bastante positivo do dia da intervenção do nosso projecto final.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não podia deixar este grupo sem antes escrever um comentário na avaliação do nosso projecto.
Foi bom, não é verdade? É sempre bom ver o fruto ou a flor da semente que semeamos. Ainda foi melhor assistir ao seu crescimento.
Assim como o fruto ou a flor, nós também crescemos e muito!
Adorei o resultado final. É tão bom saber viver...e ver sorrisos que nos fazem sentir tão realizados e Felizes!!!
Eu quero continuar a verificar esses resultados e acredito que vocês também! Por isso colegas, está na hora de partirmos e de lutarmos por aquilo que mais desejamos!!!
Beijinho com saudades Beatriz