Com o intuito de alertar de que o tempo que melhor vivemos é aquele que vivemos com qualidade, nasce o projecto “Saber Viver”.

É de realçar que os idosos de hoje foram os jovens de ontem e, como tal, eles são portadores de imensas memórias que constroem a sua história de vida. Nessas memórias estão presentes os filhos que tiveram e criaram, assim como todos aqueles que participaram na sua vida. É neste contexto, e porque eles tudo fizeram para que os seus soubessem viver o presente, que nós enquanto seus descendentes temos de lhes mostrar que a vida contínua. Que existem muitas coisas que eles podem fazer e em que podem participar, de forma a melhorar a sua vida, não deixando apenas passar os anos.

Neste sentido, desenvolvemos o nosso projecto com a Santa Casa de Misericórdia de Portalegre, a fim de oferecer aos seus utentes novas experiências, de criar dinâmicas que apelam à criatividade, e ao mesmo tempo despertar o interesse da comunidade de Portalegre para assistir ás potencialidades desta geração.

Assim, o projecto assenta na elaboração de trabalhos manuais a realizar com os idosos, actividades desportivas, momentos de leitura e jogos tradicionais, para que numa etapa final todas esta actividades (bens e serviços em termos de Mercado da Solidariedade) sejam partilhadas e conjugadas com mais duas instituições de Portalegre (o Internato Distrital da Nossa Senhora da Conceição e Centro Popular dos Trabalhadores dos Assentos), a partir do Mercado da Solidariedade.


Fotografias da Intervenção

5 de junho de 2008

Intervenção

A apresentação final do projecto decorreu no dia 31 de Maio, como estava previsto, na Escola Superior de Educação de Portalegre, por volta das 15h.

Contrariamente do que estava planificado, as dinâmicas realizadas durante a intervenção não foram cinco, mas seis, pois, um dos grupos contactados só confirmou o seu convite no dia anterior ao da intervenção.

Outro aspecto a focar é a ordem da planificação, esta foi alterada devido ás condições climatéricas, espaciais e temporais. Assim, a apresentação foi realizada no ginásio da escola, os serviços foram efectuados no pátio e a troca de bens de novo no ginásio.

Como delimitado, a abertura do Mercado da Solidariedade teve início com a apresentação das três instituições, assim como, dos elementos representantes de cada grupo do projecto Solidariedade Cidadã. É de realçar que nesta apresentação também houve uma breve explicação do que consiste o mercado, uma vez que o público presente não tinha conhecimento do que é um Mercado da Solidariedade.

Seguidamente, como estava planificado demos início à troca de serviços do mercado:

  • Actividades desportivas com os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre.
    Esta dinâmica foi conduzida pelo professor Pedro Candeias que efectuou exercícios de expressão corporal, que habitualmente realiza com os idosos na instituição.
  • Demonstração de dança Oriental do Centro Popular dos Trabalhadores dos Assentos.
    Esta consistiu numa amostra de dança oriental (dança do ventre com véus) que as alunas desta dança se dignaram a apresentar. É de focar que estas alunas têm aulas semanalmente numa sala do Centro Popular dos Trabalhadores dos Assentos.
  • Workshop de dança Oriental do Internato Distrital da Nossa Senhora da Conceição de Portalegre.
    Neste workshop uma das meninas, que reside nesta instituição, ensinou alguns passos e técnicas de dança do ventre aos participantes do mercado.
  • Demonstração de danças africanas do Centro de Centro Popular dos Trabalhadores dos Assentos.
    Nesta amostra tivemos a oportunidade de assistir a um casal africano dançar ao sabor dos seus sons. Nesta os participantes do mercado também tiveram a oportunidade de dançar.
  • Workshop de Ladys Dance do Internato Distrital da Nossa Senhora da Conceição de Portalegre.
    Neste workshop algumas das meninas da instituição dançaram e ensinaram este género de dança.
  • Contador de Histórias da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre.
    Esta pequena sessão foi conduzida por um utente da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre a contar histórias, lenga-lengas e a cantar para os participantes das três instituições e para a comunidade que assistiu ao mercado.
  • Actuação do Rancho Folclórico e Cultural da Boavista (Infantil).
    Este foi um serviço que nós, enquanto organização, pretendemos oferecer ás três instituições participantes. Este grupo dançou duas modas e no intuito de ensinar como se dança rancho dançou mais duas, na companhia dos participantes do mercado.

Numa etapa final procedemos à troca de bens entre as instituições. Nesta troca a Santa Casa da Misericórdia de Portalegre tinha uma banca com os seus bens, o Internato Distrital Nossa Senhora da Conceição tinha quatros e o Centro Popular dos Trabalhadores dos Assentos também tinha uma. É de salientar, e com muita tristeza nossa, que a senhora responsável pela banca dos bens do Centro Popular dos Trabalhadores do Assentos não se dignou a comparecer, o que fez com que essa troca não fosse possível.

Todos os participantes do mercado tiveram na sua mão um total de sete mãos (moeda social) para que pudessem realizar as suas trocas de bens. É importante referir, que todos os participantes que realizaram um serviço individualmente foram valorizados com mais três mãos, para que pudessem realizar as suas trocas.

Um outro aspecto a salientar é o facto de termos realizado a trocas de bens já depois da actuação do rancho da Boavista, o que não estava planificado dessa forma. O compromisso que tínhamos com o Rancho era para as 17h, logo, como os serviços atrasaram não poderíamos faltar à nossa palavra e colocar o rancho a outra hora, até porque este grupo teve outra actuação a seguir à nossa, assim procedemos à troca de bens só depois deste grupo actuar.

Em termos de conclusão, podemos dizer que planificámos desta forma o nosso Mercado Solidário pelo facto de se tratar de trocas de serviços e bens entre instituições e não entre pessoas que participaram individualmente. Assim, criámos um Mercado Solidário diferente de todos os outros anteriormente realizados.

Sem comentários: